Para quem realiza atividades de Comércio Exterior estar por dentro da cotação do dólar é essencial para planejar as importações e exportações. Situações relacionadas à economia ou à política sempre influenciam no valor da moeda americana. E mesmo com as frequentes mudanças de valor, é possível, com conhecimento e prévio planejamento, fazer negócios sem sair no prejuízo.

Desde o final do primeiro semestre deste ano o dólar tem oscilado e demonstrado uma sutil queda, o que para o mercado internacional é visto com bastante otimismo. No período mais grave da pandemia, por exemplo, vimos o dólar disparar o que influencia diretamente nos custos de frete, seguro internacional, impostos, taxas e tarifas na área de Comex.

O que vale ter em mente com relação ao dólar é que algumas situações beneficiam a baixa da moeda, como o superávit comercial, a alta dos juros brasileiros que atraem investidores de fora e o aumento da oferta da moeda no país. Já o oposto dessas situações, ou seja, quando o Brasil importa mais e os juros americanos sobem, a moeda tende a subir também.

Uma dica é válida em qualquer ocasião, fazer projeções e usufruir dos conhecimentos técnicos do agente de carga viabilizam o melhor negócio e apontam a opção mais lucrativa. Tem dúvida sobre o tema, converse com a gente. Estamos aqui para lhe ajudar.

Fonte: fazcomex.com.br