Os tributos cobrados sobre uma determinada mercadoria do exterior exercem forte impacto sobre o valor final da importação. Entre os tributos que podem ser cobrados em uma operação de importação estão: Imposto de Importação; IPI; PIS/PASEP; COFINS; Antidumping; CIDE-Combustíveis; Medidas Compensatórias; Medidas de Salvaguarda; e ICMS. Desses tributos, o único deles que é de responsabilidade dos estados é o ICMS, os demais são de competência da União.

Quando falamos, por exemplo, de Imposto de Importação é preciso lembrar que o Brasil utiliza a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para a tributação de produtos importados. Ou seja, para o cálculo do Imposto de Importação é aplicada a alíquota fixada na Tarifa Externa Comum (TEC) sobre o valor aduaneiro da mercadoria.

Devido às complexidades burocráticas e constantes atualizações da legislação é sempre interessante consultar profissionais capacitados em transações internacionais, garantindo assim mais segurança para operação e os melhores valores.

Fale com o nosso time especializado, clique aqui.

Fonte: fazcomex.com.br