O Brasil vem se mostrando cada vez mais competitivo no mercado de exportação de algodão. A prática sustentável e o uso da tecnologia refletem num produto de alta qualidade, o que já conquistou a confiança do comprador internacional.

O país é responsável pelo fornecimento de 20% do algodão no mundo, o que o coloca em segundo lugar no ranking das exportações, segundo dados da Abrapa. Os números positivos estão também registrados no volume e cifras das atividades do Comércio Exterior. No ano comercial de 2021/2022 foram cerca de 1,68 mil toneladas de plumas exportadas, alcançando uma receita de US$ 3,2 bilhões. O mercado asiático é o principal destino dos produtos.

A ascensão da cotonicultura brasileira se deve especialmente pelos novos processos que otimizaram a produtividade e aos estudos empregados na forma de cultivo. Outro fato que deu maior credibilidade ao produto nacional foi a certificação feita em 2012 pela Abrapa, que atendendo às diretrizes internacionais de sustentabilidade criou o programa Algodão Brasileiro Responsável. Isso permite a rastreabilidade da origem do algodão e acesso ao processo completo, do plantio a venda.

 

Fonte: comexdobrasil.com