A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na simplificação e otimização dos processos dentro das atividades de Comércio Exterior. Separamos alguns exemplos que mostram como a tecnologia aplicada na logística internacional tem mudado o cenário de atuação das empresas.

Começamos com a automação. Amplamente utilizada na logística internacional, a automação de processos, como a seleção e separação de mercadorias, contribui para reduzir o tempo e o custo de processamento de pedidos.

Tecnologia de Rastreamento em tempo real: permite que as empresas monitorem o trajeto percorrido das mercadorias até o seu destino final, aumentando a transparência do processo. Esse acompanhamento também possibilita que em casos de problemas, decisões possam ser tomadas com antecedência.

Ter à disposição informações e a possibilidade de trabalhar com a análise desses dados tem transformado os processos, permitindo otimizá-los. A Big Data, por exemplo, permite a coleta e análise de uma grande quantidade de dados sobre o transporte e distribuição de mercadorias, o que possibilita aplicar melhorias nas estratégicas adotadas.

Claro que a inteligência artificial não poderia ficar de fora. Otimizar rotas, prever demandas e identificar possíveis problemas são algumas das possibilidades e, com isso, as empresas reduzem custos e melhoram a eficiência do processo.

Ou seja, podemos afirmar que a tecnologia tem sido uma grande aliada da logística internacional, aumentando a eficiência nos processos, ofertando serviços de alta qualidade e uma melhorar experiência ao cliente.