As tendências da indústria de logística já estão sendo postas em movimento para ajudar a moldar a forma como viveremos e trabalharemos nas próximas gerações. Conhecer as tendências do setor é muito importante para quem opera na cadeia de suprimentos. Confira as seis principais tendências de logística que se prevê serem populares em 2022:

1.    Crescimento de veículos autônomos     

Os veículos autônomos devem ser uma tendência no setor de logística. Empresas de logística, como DHL e UPS, têm investido em pesquisas para o desenvolvimento de veículos autônomos de entrega. Elas veem isso como uma redução de custos e aumento da eficiência ao automatizar os pacotes de entrega. Além disso, os consumidores podem usá-los para fazer entregas, os fabricantes de automóveis podem usá-los para fins de pesquisa e desenvolvimento e as empresas de logística podem, em breve, usar veículos autônomos como parte de sua frota.

Com tantas empresas competindo por cargas de alta qualidade, é difícil atender à demanda. No entanto, os veículos autônomos estão mudando essa dinâmica e tornando mais fácil do que nunca o transporte de mercadorias ao redor do mundo sem se preocupar com a falta de motoristas.

2.    Impressão 3D para produzir sob demanda

A impressão 3D é uma nova tendência no setor de logística. Com a impressão 3D, as empresas podem mudar seu modelo de negócios para fazer produção just-in-time em vez de produção em massa. Isso permite mais personalização e menos trabalho desperdiçado em produtos que não podem ser pedidos ou desejados pelos clientes. Além disso, os fabricantes podem produzir peças sob medida para as necessidades de cada cliente. Isso reduzirá ainda mais o desperdício e aumentará a eficiência dos processos de fabricação.

 

Impressoras 3D estão sendo usadas em todas as fases do processo da cadeia de suprimentos. Eles podem ser encontrados em depósitos onde estão produzindo maquetes ou peças de reposição sob demanda. Seu uso também está se espalhando em centros de distribuição, onde os pedidos são montados antes de serem enviados aos clientes em todo o mundo por frete aéreo ou navio oceânico.

 

3.    Aplicações de Inteligência Artificial (AI)

A IA ou AI, em inglês, tem muitas aplicações no setor de gerenciamento de frete. Com ela, o gerenciamento de frotas é eficiente usando software de análise de dados. Pode ajudar a otimizar as rotas com base no clima ou nos padrões de tráfego. Esse tipo de software cria vantagens competitivas, por permitir o planejamento com mais eficiência as mudanças na demanda e no fornecimento.

Também ajuda a fazer previsões mais precisas sobre o status de um veículo, o que pode ajudar na alocação de combustível e na programação de manutenção. A IA já está sendo usada no setor de gerenciamento de frete, mas ainda tem espaço para crescer como indústria. Com a inovação e o desenvolvimento contínuos, a IA se tornará uma parte essencial do gerenciamento de qualquer frota.

4.    Adoção de sistemas baseados em nuvem

Os sistemas baseados em nuvem estão se tornando cada vez mais populares no setor de logística. As empresas de logística podem encontrar benefícios significativos ao adotar essa nova tecnologia para otimizar seus processos de negócios. Os benefícios da computação em nuvem incluem escalabilidade fácil, maior confiabilidade e custos reduzidos. Os outros benefícios também incluem menos manutenção de hardware e maior segurança por meio da criptografia de dados.

Os sistemas baseados em nuvem estão se tornando cada vez mais populares no setor de logística. Essas novas tecnologias podem ajudar os remetentes a reduzir seus custos operacionais, aumentar a eficiência e melhorar as operações de back-office. Devido a essa popularidade crescente, espera-se que a computação em nuvem cresça significativamente nos próximos cinco anos.

5.    Entrega na última milha

A tendência das empresas em direção à entrega de última milha está aumentando. Muitos empresários estão mudando seu foco na entrega de mercadorias localmente para fornecer aos clientes uma experiência mais personalizada. Isso também afetou o setor de logística, visto como essa mudança afetará seus modelos e métodos de negócios futuros.

Entrega na última milha é um termo usado para descrever a última etapa da entrega de mercadorias de depósitos e centros de distribuição ao cliente final. A tendência de entregas de última milha aumentou nos últimos anos porque se tornou mais barato e mais conveniente do que usar serviços de correio como DHL, UPS ou FedEx.

6.    Integração de Tecnologia Blockchain

A tecnologia Blockchain é um conceito relativamente novo no setor de logística. É um livro-razão descentralizado que registra todas as transações e permite que os participantes trabalhem sem passar por terceiros. O potencial dessa tecnologia está em sua capacidade de reduzir fraudes, tornando quase impossível para alguém alterar os dados sem ser detectado.

Aproveitando a tecnologia de Blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, as organizações podem melhorar a visibilidade de seus níveis de estoque. Isso pode ser feito fornecendo atualizações oportunas sobre quando os produtos são enviados ou entregues aos clientes. Essa transparência permite que as empresas forneçam notificações em tempo real sobre quando os produtos estarão disponíveis novamente após serem esgotados.

A tecnologia Blockchain oferece novas soluções que podem tornar as operações logísticas mais eficientes, seguras e transparentes do que nunca. Os usos potenciais do Blockchain incluem rastreamento de itens alimentícios ou monitoramento de remessas de carga. A tecnologia Blockchain tem o potencial de gerenciar a documentação comercial global e facilitar o desembaraço aduaneiro.

Fonte: Sujith Kumar/Stefanini Group, empresa global que oferece serviços de automação e tecnologia.