É de conhecimento geral, que no último mês o cenário de queimadas na Amazônia foi intensificado. Desde o início do ano de 2024, até o último mês, o bioma já apresenta 50.000 focos de fogo e encontra seu ecossistema cada vez mais debilitado. Os impactos das queimadas não afetam apenas a região amazônica, mas todo o país, que sente essas consequências em forma de chuvas ácidas e nuvens intensas de fumaça.
Considerando que fatores climáticos sempre afetaram os processos logísticos, agora com as queimadas alastrando-se cada vez mais, não é diferente. Os grandes corredores de fumaça, visto nos últimos dias, transformaram-se em um fator desfavorável aos modais de transporte marítimos e aéreos.
Corredores de fumaça e baixa visibilidade
A baixa visibilidade causada pelos nevoeiros, impactou portos e aeroportos em todo o Brasil, causando atraso, procura de rotas alternativas e até cancelamento de inúmeras operações.
Operações logísticas afetadas
Nas regiões norte e centro-oeste do Brasil, a situação das fumaças impactou aeroportos em várias capitais brasileiras. As cidades que mais sofreram essas consequências, com grande número de voos cancelados, foram as cidades de Ribeirão Preto, Uberaba e Uberlândia.
Na região Sul do país, o impacto das queimadas no setor logístico foi sentido nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes, além do canal de acesso aos portos de Navegantes e Itajaí serem temporariamente interrompidos.
Compromisso da Transit BR com o meio-ambiente
A Transit BR, enxerga a situação atual do cenário brasileiro com vigilância e oferece soluções logísticas personalizadas para que suas operações sejam realizadas da melhor maneira possível.
Os serviços prestados pela Transit, também apoiam práticas sustentáveis na logística para diminuir o impacto ambiental, exercendo sua responsabilidade sustentável com transparência e cuidado ao meio-ambiente.