Em um mercado logístico cada vez mais competitivo, estar à frente de novas inovações para o setor não é apenas sinônimo de manter-se informado, mas também de se estar atento às novas tendências.

Segundo dados divulgados pelo relatório da 7ª edição do Logistics Trend Radar, a sustentabilidade e a Inteligência Artificial são as principais tendências a serem aprofundados no setor logístico nos próximos anos.

O relatório bienal visa identificar os principais fatores sociais, empresariais e tecnológicos que circundam o futuro da indústria. Nessa edição, definiu 40 tendências, sendo 17 sociais e 23 tecnológicas, revelando a importância de iniciativas sustentáveis e do uso de IA nas operações.

 

Sustentabilidade

Entre os tópicos em desenvolvimento sustentável estão a implementação de energia renovável e o uso de combustíveis renováveis, a fim de reduzir as emissões de carbono e garantir operações sustentáveis ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Práticas sustentáveis são cada vez mais solicitadas no setor logístico.
Práticas sustentáveis são cada vez mais solicitadas no setor logístico.

 

Inteligência Artificial 

Por mais que tendências como Internet das Coisas (IoT), Robótica e Transformação Digital sejam tópicos a serem discutidos para o futuro da logística, a Inteligência Artificial, é sem dúvidas, a tendência que mais se destaca, justamente por já apresentar resultados efetivos nos lugares que vem sendo aplicada.

IA mostra eficácia na otimização de processos logísticos e no controle de demandas.
IA mostra eficácia na otimização de processos logísticos e no controle de demandas.

Entre os segmentos de IA ressaltados, estão a IA Generativa, ética de IA, IA de áudio, visão computacional e análises avançadas. Os benefícios da aplicação de Inteligência Artificial envolvem geração de dados precisa e otimização de processos logísticos.

 

Tendências Sociais

É importante ressaltar que tendências sociais também apresentam um passo importante para o desenvolvimento da empresa no mercado e questões como diversidade, inclusão, equidade e pertencimento são cada vez mais exigidas. Valorizando, assim, a experiência dos colaboradores, a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.

Tendências sociais de inclusão valorizam os colaboradores e o ambiente de trabalho.
Tendências sociais de inclusão valorizam os colaboradores e o ambiente de trabalho.

 

Transit em meio às tendências

Recentemente, a Transit foi certificada com o Selo Social pela ODS 17, referindo-se às Parcerias e Meios de Implementação. Uma conquista que ilustra a nossa colaboração com stakeholders e nos dá acesso a recursos e aos conhecimentos necessários para promover práticas logísticas sustentáveis e gerar um impacto social positivo.

A Transit BR, tem, cada vez mais, trabalhado na implementação de práticas tecnológicas e soluções sustentáveis, atualizando-se sobre as tendências de mercado e oferecendo os melhores serviços logísticos. 

Faça uma cotação!