Os Jogos Olímpicos são o maior evento desportivo do mundo, atraindo cerca de 10 milhões de turistas ao país-sede, impulsionando diversos benefícios econômicos globalmente. Apesar dessa celebração que movimenta o patriotismo pelo mundo ter finalizado essa semana, as suas consequências comerciais ainda são notáveis.

As Olimpíadas tiveram sua origem na cidade de Olímpia, na Grécia, que determinaram seu nome, a histórica integração mundial movida pelo esporte e o celebrado “Espírito Olímpico”. Atualmente, o Comitê Olímpico possui mais de 100 países e mais de 10 mil atletas participantes em cada edição. 

Para os Jogos de Paris 2024, diversos equipamentos esportivos, estruturas e mantimentos foram transportados, impactando o comércio internacional e a logística, incluindo os modais marítimo, aéreo e rodoviário. 

Destaque de importação 

Para garantir sedes completas e bem estruturadas, e receber a grande leva de esportistas e turistas durante todo o período, a França contou com um planejamento exemplar de processos de importação. 

Dentre os materiais em destaque de comercialização para essas finalidades temos: 

          • Equipamentos desportivos;
          • Tecnologia de transmissão;
          • Infraestruturas temporárias;
          • Suprimentos médicos.

Apesar do destino final ser um fator comum, cada setor de produtos desses processos possui seu modal, regras e documentações específicas e especializadas, contando com logísticas eficientes e amplamente qualificadas para garantir o êxito. 

Regras Aduaneiras para itens dos jogos

Sendo parte ativa do grupo da União Europeia, a França segue regras de importação e exportação aplicadas a todos os participantes. No caso da regulamentação para os itens de jogos, foi necessário uma atenção especial às suas vigências processadas com sucesso por um representante aduaneiro registrado. 

 Já os processos de produtos voltados para uso pessoal dos atletas, como itens de treinos e materiais de competição, puderam ter entrada facilitada com o auxílio do “Dérmarches Simplifiées”, que garantiu o acesso mais ágil a declarações e liberação. 

Relação comercial com o Brasil 

Na relação comercial entre França e Brasil se destaca o fornecimento de café e soja do nosso mercado para o país europeu, que abastece sua indústria alimentícia com esses produtos. 

Em importações brasileiras, a França fornece uma ampla variedade de produtos farmacêuticos essenciais para as rotinas do nosso território. Apesar disso, o acordo de livre comércio entre o bloco Mercosul e a União Europeia segue sem aberturas. 

Transportes internacionais de eficiência Transit 

Presente em todos os aeroportos nacionais e internacionais, inclusive na França, a Transit surpreende na qualificação ao gerir processos logísticos em todo o mundo!

Nossa equipe conta com braços influentes e experientes no mercado internacional, que promovem amparo prontificado para todas as questões necessárias.  

Confie o seu processo na empresa de máxima competência do mercado.