Na logística do transporte de cargas muitos aspectos devem ser levados em consideração, a fim de garantir a segurança no percurso e sucesso na entrega. O custo relacionado à logística é um deles. Por meio de um bom planejamento é possível prever situações e minimizar gastos.

Custos extras devem e podem ser evitados sempre que possível. Entre eles está a demurrage, que ocorre quando a sua carga chega ao porto de destino, porém, excede o tempo livre acordado no ato da contratação do frete, que varia entre 5 e 30 dias. O cálculo da demurrage é diário e o valor contabilizado em dólar, o que pode trazer uma variação bem grande para a conta final.

Para evitar custos como esse, algumas situações precisam ser analisadas. Por isso, que tal um checklist? Confira abaixo algumas dicas.

– Avalie o tempo de desembaraço da mercadoria e conferência da documentação.

– Para agilizar o desembaraço, certifique-se que a documentação está correta.

– Se a liberação da mercadoria for mais demorada, solicite a desova e devolução do contêiner ou remoção para um Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA).

– Conte com os serviços de um despachante aduaneiro. Mais agilidade e eficácia para sua entrega. E atenção, o despachante aduaneiro não é responsável solidário pela demurrage.

Vale destacar, que no Brasil até o final de 2017 não havia legislação especifica sobre as questões de estadia. Foi em dezembro do referido ano que a ANTAQ editou a Resolução Normativa nº 18 e incluiu na Seção III do Capítulo V, as regras e os valores de sobre-estadia.

Fonte: fazcomex.com