O mundo do comércio internacional está testemunhando um movimento significativo e muito relevante, especialmente para o Brasil e seus parceiros do exterior.

A adesão de seis novos países ao grupo dos BRICS – que era composto por Brasil (B), Rússia (R), Índia (I), China (C) e África do Sul (S de South Africa) – está gerando expectativas e muito otimismo entre especialistas da logística internacional. Isso porque a expansão promete ampliar as possibilidades de investimentos, facilitar o comércio de mercadorias e diminuir as barreiras comerciais entre os membros do bloco.

Fundado em 2006, o grupo tinha como objetivo principal promover a cooperação econômica entre suas nações-membros. Desde 2006, ano de sua fundação, os BRICS se uniram em busca de representar um papel cada vez mais importante no cenário global, influenciando em questões econômicas, políticas e comerciais.

Agora, com a entrada de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Argentina, Etiópia e Irã ao bloco, um debate tem sido gerado em todo o mundo.  Como um dos membros fundadores, o Brasil precisa estar atento não só aos benefícios da expansão, mas também aos desafios que podem surgir, como a diversidade de interesses, políticas e economias, que podem levar a debates longos sobre questões comerciais e políticas.

À medida que os BRICS avançam nessas mudanças, é fundamental manter um acompanhamento de perto para entender como elas influenciarão nas suas operações e negócios. Para isso, conte com a Transit BR para estar sempre à frente!

Fonte: Comex do Brasil